Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Seme'amor'...

Saber perdoar é algo que o ser humano precisa aprender. Como podemos pedir perdão por alguma coisa, se não sabemos perdoar? Livrar do peito uma dor, uma mágoa é algo fundamental para a nossa elevação espiritual. Se temos o livre arbítrio, podemos decidir o que queremos fazer, então que essas decisões sejam para o bem. Amar o próximo é uma dura lição mas só conseguimos isso quando temos amor próprio, e não se trata de egoísmo, muito pelo contrário, se eu me amo, eu passo a me respeitar a me entender a me perceber como protagonista da minha história e coadjuvante a história do outro. Mesmo que esse outro seja nosso antagonista. Tudo são escolhas. Se alguém escolhe ferir você, seja proposital ou não, precisamos do discernimento para entender todo o contexto. Mesmo que as vezes a gente queria afundar o crânio do antagonista com uma garrafa de vidro (dramático, não é?!). Somos seres humanos trazemos dentro de nós um caótico cenário de vivências, vidas e sentimentos, e organizar isso tudo é uma arte. A vingança existe em nós, mas devemos optar por não deixá-la tomar conta. Livre arbítrio. Algumas pessoas mudam, outras permanecem como estão, e não cabe a nós punirmos ninguém por nada. Tudo que fazemos nessa vida tem retorno, seja o bem, seja o mal, então o universo, ou Deus, se encarregam disso. Saber amar e ser amado é algo tão difícil quanto perdoar. Perdoar é divino, e nós temos esse poder também, pois o espírito do divino habita nosso corpo. Vingar-se é desumano, porque se eu resolvo punir alguém por um mal infligido, acabo me tornando algoz do outro, e faço mal, machuco, pelo bel prazer de me sentir ressarcido. Sentimentos contrastantes com os quais devemos lidar. É bem difícil, né?! Na teoria, tudo parece fácil e correto, mas na prática, a teoria é outra.
Isto posto, penso que o melhor a fazer é "demitir" quem nos faz mal e buscar ficar rodeados de quem sabe espalhar o amor. Para o nosso próprio bem, não por egoísmo. Eu me faço bem para poder fazer o bem ao próximo, sem esperar recompensas, porque elas vêm ao seu tempo. Enquanto isso podemos abrir nossos olhos, nossa alma e coração para que o bem chegue a nós também. Tarefa difícil essa. Mas talvez seja por isso que muitos de nós estejamos aqui nessa vida, para aprender isso e depois aprender outras tantas lições. A vida é um eterno aprender.
Planto o amor em mim, para que uma árvore forte cresça, gere frutos e com eles mais sementes para que eu possa semear o amor por aí... Não sejamos semea'dores' porque quem semeia dor, colhe toda a tristeza que nela está arraigada. Sejamos então seme'amores', para que colhamos amor e tudo de bom que ele pode nos proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário